segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sintomas de gravidez


Esse post é praquelas que estão desconfiando...
Você pode estar grávida se:

Teve relações sexuais sem usar nenhum método contraceptivo.
Está com um ou mais atrasos menstruais.
Teve menstruação, mas foi muito menos sangue do que o comum.
Tomou anticoncepcional, mas falhou um dia. É mais arriscado quando falhou a pílula no começo da cartela, ou começou a tomar com 1 ou 2 dias depois da data.
Tiver alguns dos sintomas de gravidez, listados em seguida.
Fez um teste de gravidez caseiro e deu positivo.
Se você tem um ciclo regular, e é sexualmente ativa, você pode ficar grávida, mesmo se toma anticoncepcional.
"Será que estou grávida?" A prova é o teste de gravidez. Mas se ainda antes do atraso menstrual você desconfia – ou tem esperança – de gravidez, considere estes sintomas iniciais, que podem começar na primeira semana logo após a concepção.

Seios sensíveis e inchados
Mudanças nos seus seios podem ser o primeiro sintoma de gravidez. Duas semanas após a concepção, as mudanças hormonais os tornam sensíveis, latejantes ou doloridos. Podem ter também a sensação de peso ou cheios.

Fadiga
Fadiga está entre os sintomas mais comuns de gravidez antes do atraso menstrual. Durante o início da gravidez, os níveis de progesterona decolam. Em altas doses, a progesterona te coloca para dormir! Ao mesmo tempo, a baixa taxa de açúcar no sangue, a diminuição de sua produção e da pressão ajudam a sugar toda a sua energia.

Suaves cólicas e sangramento
Em algumas mulheres, uma pequena quantidade de sangramento ou borra é um dos sintomas também. Conhecido como sangramento de implantação, acontece quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero. Acontece por volta de 7 a 14 dias da fertilização. Este tipo de sangramento normalmente ocorre um pouco mais cedo do que o dia da menstruação, e é mais escasso e claro do que uma menstruação normal, e não se alonga por muitos dias.
Algumas mulheres podem sentir cólicas como se fossem menstruar.

Náusea com ou sem vômitos
Mal estar matinal, e que podem voltar a qualquer hora do dia ou noite, é um dos mais clássicos sintomas de gravidez. Em algumas mulheres, os enjôos já começam com duas semanas depois da concepção.
Aparentemente, a náusea é resultado em parte pelo aumento rápido dos níveis de estrogênio, que faz com que o estômago se esvazie mais rapidamente. Gestantes também ficam com o olfato mais apurado, e alguns odores – como frituras, perfumes ou fumaça de cigarro – podem causar enjôos repentinos no início de uma gravidez.

Aversão ou desejo por alimentos
Quando se está grávida, você pode torcer o nariz para certos alimentos, como café ou frituras. Desejos por alimentos são comuns também. Entre um dos mais famosos sintomas de gravidez. Este sintoma é relacionado às mudanças hormonais – especialmente no primeiro trimestre, quando as mudanças são mais drásticas.

Dores de cabeça
No início da gravidez, as mudanças hormonais causam um aumento da circulação sangüínea, causando algumas dores de cabeça.

Prisão de Ventre
Este também é um sintoma bem comum, causado pelo aumento da progesterona, que faz com que a comida demore mais para percorrer o intestino.

Variações de Humor
A enxurrada de hormônios que invade seu corpo no início de uma gravidez, pode te fazer sentimental e chorona. Estas variações são comuns, especialmente no primeiro trimestre.

Desmaios e vertigens
Como as veias se dilatam e a pressão sanguínea diminui, você pode sentir tonturas. No início da gravidez, desmaios podem ser causados pela baixa de açúcar no sangue.

Temperatura basal elevada
Sua temperatura basal é a temperatura tirada logo ao acordar. Esta temperatura dá um leve salto após a ovulação e permanece alta até a próxima menstruação. Se você acompanha sua temperatura basal para determinar sua ovulação, se ela continuar elevada por mais de duas semanas pode significar que você está grávida.

Será mesmo gravidez?
Infelizmente, estes sintomas não são exclusivos de gravidez. Alguns podem indicar que você vai ficar doente, ou até mesmo que a sua menstruação está para vir. De outra forma, você pode estar grávida, mas não irá sentir nenhum destes sintomas.

No meu caso, senti apenas seios doloridos e mais vontade de fazer xixi que não está relacionado aqui mas que me disseram que também foi devido a gravidez.
E boa sorte!

16 comentários:

Miss-Senhorita-Thata-InLove disse...

Escuta guria, vc lê pensamento? Hoje na hora do almoço eu procurava no google justamente isso, os "primeiros sintomas de gravidez" hehehehehe... Adorei o post!
Vamos esperar, né! ^_^

Beijosssssssss!

rosangela disse...

Estou tentanto engravidar, porém se estiver estou de menos de uma semana. O que acontece é que desta vez estou com azias a noite e seios doloridos, já percebi isto apartir do 3o dia. Será possivel sentir sintomas tão cedo ?

Maike S. disse...

Estou com algumas colicas e me sentindo sonolenta há alguns dias. Nunca tive essas colicas fora do meu período menstrual e uma sensação de barriga endurecida. Também sinto vontade de comer doce. Hj faz uma semana que estou com esses sintomas.parei de tomar comprimido e mantive relação com meu namorado uma vez logo após a menstruação. Fazia uns 11 dias que havia parado de tomar o meu remédio e menstruar. Tive no último periodo menstrual um corrimento anormal e que logo parou. E nos dias seguintes mentruei normalmente por ter parado de tomar o comprimido. Será que estou grávida? A dúvida me pegou...

Anônimo disse...

Oi, Luana. Estou muito feliz por ter achado essa sua maravilhosa e objetiva página na internet.Também luto para sobreviver nesse mundo caótico e sonho em ser uma psicóloga. Este mês, tomei o 1º comprimido da cartela dois dias após o correto. Após o 5º, comecei a esquecer e só sei te dizer q, tive relações c/ meu namorado justamente no meu dia mais fértil. Namoramos faz 3 anos, mas estou com medo demais. Sábado, então, fez uma semana q a fecundação pode ter ocorrido. Estou c/ duas coisinhas estranhas, Luana. Sensação de desmaio(q passa quando como um docinho) e muito sono(sensação até difícil de disfarçar). Pode ser q tudo fique normal e eu menstrue. Ainda estou tomando o q falta da cartela q irá acabar 5ª feira agora. Gostaria que me desse uma palavra.Vou te deixar meu e-mail, ok?
soraia42affonso@gmail.com
Bjs e foi um prazer conhecer vc nesse espaço virtual mais q especial.

Luciana disse...

Olá Luana;

Sou Pedagoga e estou grávida de gêmeos (38 semanas). Desde o inicio tenho dores de cabeça, na barriga e nauseas constantes - o que levou o meu afastamento do trabalho aos sete meses de gestação.
Mas, o mais difícil foi escutar comentários negativos acerca da quantidade de filhos, haja vista, que já tenho duas mocinhas de 13 e 11 anos: Luara e Ana Luiza.
Esse fator fez com que eu pensasse no futuro e os percalços do mundo; como crise finaceira, violência, drogas, poluição, etc. Porém, graças a ajuda das madrinhas Paula e Larissa, de minhas filhas, meu marido, minha médica Simoni, bem como de minha mãe (sou filha única),estou muito feliz de ter recebido de Deus tamanha dádiva.
Nesta fase fase final, estamos ansiosos para o grande aontecimento. Assim, aprendi a ficar longe de maus pensamentos e já estou com as malas prontas para a maternidade.
Desejo à todas as grávidas ao "quadrado", serenidade e alegria, pois, está é uma benção plena.

Beijos

Luciana 13/01/10

gloria disse...

nossa eu hoje estou um pouco felis pq eu estou desconfiando q tou ´grávida .....

gloria disse...

nossa cada dia que pasa .eu fico mais felis por saber q fui pro 1ºano, e nesse ano vou trabalharkkkkk

Aline disse...

Bom dia...
Estou com algumas dúvidas...
No mês de fevereiro até metade de março não tomei anteconcepcional, pois estava internada e não podia tomar nenhum tipo de remédio...

Na segunda metade de março e abril tomei o anticoncepcional certinho, semana passada exatamente segunda-feira dia 26/04/10 eu e meu namorado tivemos relação, usamos camisinha, mas ela roupeu totalmente, gozando dentro, faltava dois dias para terminar o meu período fértil, tomei a pílula do dia seguinte certinho. Desde o dia 01/05/10, sinto os seios doloridos e inchados, sonolência, fome incontrolável, me sinto estranha. Ainda continuo tomando o anticoncepcional, tenho 8 comprimidos para terminar a cartela... Gostaria de saber se posso ou não estar grávida??

Aguardo resposta urgente!

Simone disse...

Só tem jeito de saber é fazendo o exame de sangue Beta HCG ele acusa no primeiro dia de atraso... Eu fiz o de farmacia tb mas o de sangue é mais confiavel! Eu sonhei dias antes e nao é que esto gravida mesmo! Lembrando q uma vida é sempre um motivo de se comemorar um ser nao vem por acaso!

Simone disse...

Ah lembrando que os sintomas variam de mulher para mulher e os enjoos só começaram depois da 5 semana... sinto mto sono e é um sono diferente...

Anônimo disse...

Ola meninas,
eu sou a catia,tenho o implante para nao engravidar,mas dia 30,de setembro e dia 1 de outubro tumei antibiotico:azitromicina zentiva 500mg,e de vez em quando tenho enjoos sem vomitos,e tenho tado dois dias seguidos com tonturas e dores de cabeça sem parar,sera que tou gravida?
Obrigada....

Anônimo disse...

bom.. minha duvida é que so sinto colicas qando minha mestruaçao chega, mais falta 6 dias pra eu mestruar e ja to com com colicas e muito enjoada, lembrando que tomo anticocepicional certinho.....?

Anônimo disse...

ola, eu parei a pilula ha dois meses e este é o segundo mes de menstruação depois de deixar de tomar, existe possibilidade de estar gravida pois tive relações no periodofertil e agora que chegou a altura de me vir o periodo veio borras de cafe ontem á noite e hoje de manha tive relaçõese veio uma mancha grande de sangue vivo. Ao longo do dia tenho tido so borras de cafe mas quando me limpo o papel ou vem limpo ou com sangue muito clarinho... e tenho tido muito sono, dores de cabeça e muitos enjoos... Alguêm já passou por esta situação? será gravidez?

Anônimo disse...

Olá, me ajudem: comecei a tomar anticocepcional injetavel dia 05/05/2012, mas meu médico me avisou que não era confiável neste primeiro mês. No dia 06/06 viajei com meu namorado e no dia 07 fizemos sexo sem proteção nenhuma, e ele ejaculou dentro. Para evitar maiores problemas tomei PDS, só que como já tomei outras vezes, tinha consciencia de que não poderia ter efeito, mas tentei da mesma forma. Semana passada meus seios começaram a ficar hiper doloridos, e incharam, mas ainda não é TPM, pq o meu ciclo é bem regular e sei exatamente os sintomas e quando ocorre. Enfim, estou com medo do teste, pq prefiro esperar pelo atraso, caso ocorra, mas também conheço meu organismo, e estou apreensiva desde que comecei a sentir dores nos seios, que esta semana parece que estou me acostumando com isto, mas sinceramente, não espero mudar minha vida agora. Entende?

Me responda por e-mail, so tenho acesso a internet livre a noite: nadjalinda@hotmail.com

Anônimo disse...

olá me ajudem, menstruei normalmente mês passado só que um dia após a relação que ocorreu antes da menstruação comecei a sentir cólicas que já duram duas semanas, será que estou grávida ou uma infeccção??

tatiane disse...

olá estou a 5anos namorando e 1mês e7dias casada meu sonho é ser mãe tomava perlutan mas não tomei nada no mês de dezembro e comecei a tomar selene em janeiro mas parei porque tava muito enjoada e agora tá vindo sangramentos parecido com mestruação mas não sinto cólicas,e já duram mais de semanas,sinto muito mal estar e dores de cabeça,e tou muito chata seráque meu sonho se realizou?quero fazer o teste de farmacia mas ainda estou sangrando.o que faço?