quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Gripe. (não a suína...)

Pessoal,
Nada pior que ver seu filho doente. Aconteceu. Minhas filhas estão gripadas... Ai ai que tortura! Mas não se preocupem, não é nada forte, não deu febre, nem tosse, nem falta de ar. Mas o nariz tá enchendo e escorrendo e só isso é o suficiente pra elas ficarem mais irritadinhas, dormirem pior... E consequentemente eu também vou ficando mais irritadinha e dormindo extremamente pior... E dá-lhe receitinhas caseiras de vitamina c: chá, cebolinha, suco de laranja, coisas do gênero, fora a inalação, vick vaporub, etc. E vai tentar deixar elas fora do chão gelado? Fácil, fácil...rsrsrs. Bom, espero que o tempo melhore e a gripe vá embora, porque, cara, não precisamos disso.
Como diz a Keiko: O importante é ter saúde!
É mesmo, não só, mas é super importante mesmo.
Bjs bjs

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Estresse e crescimento

Pessoas,

Não sei o que vcs pensam quando lêem meu simpático blog sobre minha vida com as meninas, mas devo dizer que ultimamente está bem estressante. Não sei se é mais porque agora elas tem maior mobilidade, estão engatinhando pra lá e pra cá, pegando tudo que encontram pela frente ou se sou eu que tô precisando dar um tempo, relaxar, trabalhar, fazer outras coisas. Talvez um pouco dos dois, né?
Só sei que na última semana tem momentos em que não me reconheço, fico uma pilha de nervos, brigo com elas e tenho uma vontade enorme de sair correndo ou enfiar a minha cabeça na parede. O pior é que nem tô achando mais divertida a história de saírem andando...rsrsrs. O que parece que logo logo vai acontecer. As duas já estão tentando insitentemente ficar de pé sem apoio. Como eu disse pra uma amiga ontem: Bonito é ver os filhos dos outros andando e falando! rsrsrsrs. Que horror, né? Lógico que eu quero que elas se desenvolvam bem, mas acho que preciso me desenvolver também (trabalhando e estudando) pra sobreviver aos momentos estressantes com mais risada do que lágrimas.
E putz, que raios de picos de desenvolvimento são esses... Vcs sabiam disso, que os bebês tem picos de desenvolvimento e aí ficam mais carentes, mais chorões, menos dorminhocos, mais dependentes e aprendendo e aprendendo? Pois é, isso existe. Agora imagina isso com duas pimpolhas? ai ai meu Deus!!! Ainda bem que elas são boazinhas comigo e revezam, quando uma tá terrível, a outra tá boazinha. A Bia é a terrível da vez...rsrsrs.


Vejam:

Pico de Crescimento.
É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.
Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos:
* 7-10 dias
* 2-3 semanas
* 4-6 semanas
* 3 meses
* 4 meses
* 6 meses
* 9 meses (mais ou menos).

Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo? ATENÇÃO MAMÃE, PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada, outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos, o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior.E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade.

Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

*05 semanas / 1 mês
*08 semanas /quase 2 meses
*12 semanas /quase 3 meses
*19 semanas /4 meses e meio
*26 semanas /6 meses
*30 semanas /7 meses
*37 semanas / 8 meses e meio
*46 semanas / quase 11 meses
*55 semanas / quase 13 meses
*64 semanas / quase 15 meses
*75 semanas / 17 meses

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO, ETC... Pois passa rapidinho!

Resumindo:
PICOS DE CRESCIMENTO (que tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse período que precisa crescer mais).
SALTO DE DESENVOLVIMENTO (período onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade). Ambos fenômenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como a tabela deles se intercalam em alguns períodos.
*tirado do Grupo Soluções para Noites sem Choro.
Lição do post: Paciência e muita paciência, e muita paciência, e mais um pouquinho de paciência....rsrsrsrs.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

11 meses!!!!! Falta só mais um mês...

Oba, hoje as minhas filhotas estão fazendo 11 meses!!!!

Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!


Das novidades:


A Bia que não tinha dente nenhum agora está com 1 dentinho embaixo e o segundo querendo sair... A Júlia já tem 6 dentes, essa gulosa...rsrsrs.


As duas estão tentando ficar de pé sem se segurar e engatinham tão rápido quanto podem pra me enlouquecer.


As duas batem palma, fazem uma dancinha, cantam e até conversam entre elas...rsrs. Ah, e brincam de esconder e achar... é uma graça! elas se acabam de rir...


Eu consegui iniciar o desmame parcial da Bia, que ainda não aceita nenhum leite que não venha do meu peito, mas só por conseguir tirar a mamada da hora do almoço já me sinto vitoriosa, apesar de que ela tá chata e nervosa, ainda não se conformou... ai meu Deus, me ajuda!!!!


Bom, acho que as novidades são essas, não tem muito mais.


Fora isso, amo demais essas duas lindonas, chatinhas, dengosas, espertinhas, sapequinhas e fofuchas da mamãe!!!!!!

Ah, tentando sobreviver...rsrs.

E viva a festa de 1 ano!!!!!!


Ontem o Augusto e a tia Angelina vieram nos visitar. Olha a foto dos três fofos... Só pra vcs saberem o Augusto tem só 8 meses... Enoooooormeeee, mas um lindão.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pra descontrair...

Poema feminino

Que mulher nunca teve
Um sutiã meio furado,
Um primo meio tarado,
Ou um amigo meio viado?
Que mulher nunca tomou
Um fora de querer sumir,
Um porre de cair
Ou um lexotan para dormir?
Que mulher nunca sonhou
Com a sogra morta, estendida,
Em ser muito feliz na vida
Ou com uma lipo na barriga?
Que mulher nunca pensou
Em dar fim numa panela,
Jogar os filhos pela janela
Ou que a culpa era toda dela?
Que mulher nunca penou
Para ter a perna depilada,
Para aturar uma empregada
Ou para trabalhar menstruada?
Que mulher nunca comeu
Uma caixa de Bis, por ansiedade,
Uma alface, no almoço,por vaidade
Ou, um canalha por saudade?
Que mulher nunca apertou
O pé no sapato para caber,
A barriga para emagrecer
Ou um ursinho para não enlouquecer?
Que mulher nunca jurou
Que não estava ao telefone,
Que não pensa em silicone
Que 'dele' não lembra nem o nome?

Não sei quem é a autora do poema, mas achei hilário e resolvi colocar aqui, porque afinal de contas toda mãe é mulher e nós, mulheres, somos demais, porque aprendemos a rir de nós mesmas e de nossas atitudes insanas.

Bjs a todas as mulheres e viva nós!!!!!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Que vontade de dormiiiiiiiirrrrrrrr!!!!

Pessoal,
Acho que vcs já devem ter ouvido dizer que as mães não dormem ou tem dificuldades pra dormir pois seus queridos filhotes acordam durante a noite pra mamar ou pra chorar, ou pra brincar, ou sem motivo aparente e elas tem que ficar fazendo plantão noturno por conta disso. Pois é a mais pura verdade! Só que tem mães que são sortudas e tem filhotes que dormem a noite toda, ou logo no começo ou depois de um tempinho, uns primeiros meses, até a hora que começam a comer...
Será que dá pra entender que eu estou sem dormir uma noite completa desde uns 7 meses de gravidez (afinal tava gigante e não conseguia dormir direito pelas dores nas costas e nas pernas e falta de ar, etc.). Isso acontece até hoje: faltam 6 dias pra minhas filhas completarem 11 meses de idade. Dá pra imaginar!?!?!?! Bom, se alguém me falasse que isso acontece mesmo antes de isso realmente acontecer comigo eu diria que a pessoa está exagerando. Mas acreditem: faz mais de um ano que eu não sei o que é dormir direito!!!! E todo dia quando acordo penso que seria um sonho conseguir essa façanha.
O melhor é que uma das minhas filhas dorme a noite toda: a Júlia. Alguns dias ela acorda no meio da noite sim, mas é uma vez por semana no máximo e ela mama e volta a dormir. Agora a Bia... ai meu Deus! Ela acorda umas 3 vezes por noite, pra mamar e muitas vezes não dorme logo em seguida. Como eu queria que ela dormisse bem bem...
Se alguém tiver uma dica de como fazer uma bebê dormir a noite toda, agradeço!
E o melhor: essa semana, não sei por quê está calamitosa (sei lá se é assim que se escreve...)!!! As duas estão demorando muito pra dormir... Antes elas dormiam às 19h no máximo e agora elas estão dormindo às 21h30, 22h, e o pior é que parecem ligadas na tomada 220V e quando a gente quer pegar elas no colo pra fazer dormir, choram, gemem e se contorcem... Eu acho que vou surtar!!!!! Melhor ainda, é meu querido marido chegando em casa, sem janta pronta e tendo que ficar no computador pra estudar... aí, não sei se quero matar ele, se quero matar minhas filhas, ou se quero me matar!!!! Acho que o melhor mesmo é não haver movimentos bruscos muito menos matanças e que me deixem dormir, pelo amor dos meus netinhos, quem sabe minha cara e cabelo até melhorem...
No dia que eu conseguir dormir, além de comemorar com rojões e festa, ainda acho que o mundo será mais bonito! Pena que realmente o sono não se acumula, daí aquelas recomendações de dormir durante a gravidez, poderiam ajudar nesses momentos pós-gravidez, apesar de que eu já estaria devendo de novo...rsrsrs.
Lição do post: Durmam enquanto podem! E se possível, fujam pra dormir!!!!!!! E se quiser ficar com minhas filhas uma noite pra eu poder dormir, também não vou achar ruim!!!! rsrsrs.